Dicas de conservação e manutenção para seu portão automático.
Portão Basculante
Este tipo de portão fica totalmente suspenso por cabos de aço, que em caso de desgaste com o tempo, pode causar sérios danos.
Então é conveniente verificar visualmente os cabos de aço nas laterais do portão pelo lado de fora de tempos em tempos.
No caso do automatizador, basta lubrificar o fuso + /- a cada 6 meses com graxa branca especial.
Portão Pivotante
Pode ter 1 ou 2 motores que ficam instalados na horizontal paralelo ao portão. Deve-se observar o funcionamento manual das folhas do portão e lubrificação do fuso a cada 6 meses com graxa branca especial.
Portão Deslizante
No sistema deslizante tem que se verificar o funcionamento do portão manualmente, para saber o peso atual de tração exercido pelo motor. Se constatado que o esforço para mover o portão é demasiado para um adulto, tem que ser feita uma correção nas roldanas. Quanto ao motor, não se deve lubrificar as cremalheira de tração, pois elas são auto-lubrificantes. Se for deslizante de fuso, lubrificação é a mesma do basculante.
Segurança na sua Casa:
• Acostume-se a trancar sempre portas e portões de acesso de sua casa. Não os deixe abertos inutilmente, ainda que por poucos momentos. Os delinqüentes valem-se de nossos descuidos.
• Proteja a porta da cozinha. Isole aquela dependência durante o repouso noturno trancando as portas intermediárias. Aja da mesma maneira quando se ausentar. Os arrombamentos são mais freqüentes através dos acessos dos fundos da casa.
• Esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa nos momentos de sua chegada ou hora de saída. Caso haja movimentação suspeita ao abrir o portão automático, acione o portão automático para fechar e saia do local. Se houver alguém de sua família dentro de casa ligue para avisar do ocorrido e chame a polícia. Os roubos a residências te grande incidência nos horários das 7 às 9 horas ou das 18 às 20 horas.
• Procure manter a entrada de sua casa livre de obstáculos que impeçam sua ampla visão do interior do imóvel. Evite obras de arte, decorações de jardim, etc, que dificultem sua própria observação e também a de seus vizinhos, das áreas de acesso.
• Se por ventura instalar alarmes sonoros ou luminosos, deverá testá-los periodicamente para sua melhor segurança e também para que seus vizinhos, devidamente avisados, reconheçam-nos com facilidade e possam ajudar em caso de perigo.
*Essas informações foram divulgadas pelo Guia de Conselhos de Segurança, divulgado pela Câmara Municipal de São Paulo.
Boas práticas para segurança e manutenção do portão automático.
Portão automático é com certeza, de grande praticidade e conforto, mas alguns cuidados devem ser tomados tanto para a sua segurança, quanto para a vida útil da estrutura e componentes do portão automático.
1 - Não passe graxa nos trilhos, a graxa que faz com que a sujeira grude no trilho, travando as rodas.
2 - Evite usar cadeados, e se usar, cuidado para não esquecê-los, isto evitará que quebre o portão automático ao se acionar o motor.
3 - Faça manutenção periódica, lubrificando os rolamentos, varrendo os trilhos.
4 - Evite usar o seu portão automático para passagem de pedestres, isso aumenta o fluxo de abertura diária, diminuindo a vida útil do sistema.
5 - Não confie em qualquer um ao emprestar o controle remoto, e sempre que perdê-lo, Solicite ao técnico uma renovação dos segredos.
6 - Guarde o manual chave em um local seguro, para evitar que alguém mal intencionado, tenha acesso ao pular o muro.
|